Contabilidade para o agronegócio ajuda a gestão no campo

Contabilidade para o agronegócio traz informações claras e objetivas para ajudar produtores rurais em suas tomadas de decisões. Esta modalidade de contabilidade contribui para melhorar:

– Estruturas organizacionais
– Aspectos econômicos e financeiros das propriedades rurais

Com a evolução do mercado e a exigência cada vez maior por parte de agentes financeiros, como bancos e financeiras para investimentos, o empresário do agronegócio já percebeu que a contabilidade para o agronegócio é uma ferramenta decisiva para o desempenho de suas atividades.

TRABALHA COM IMPORTADOS? TENHA A MELHOR E MAIS ESPECIALIZADA CONTABILIDADE PARA O SEU NEGÓCIO!

Pode ser uma pequena propriedade rural ou um conglomerado mais robusto, a contabilidade para o agronegócio requer um escritório de contabilidade que entenda o seu funcionamento e suas peculiaridades.

A principal diferença da contabilidade para o agronegócio perante outras modalidades de contabilidade é a sazonalidade. O exercício social da atividade contábil termina no último dia do ano, mas a atividade agrícola possui uma receita com uma maior concentração, durante ou após a colheita, que é essencialmente sazonal. Ou seja, a base é um determinado período.

Basicamente, o ano agrícola é dividido em:
– Período de plantio
– Período de colheita e
– Período de comercialização da safra

O ano agrícola pode terminar em junho, dependendo da produção, e o exercício social poderá ser encerrado em 31/07 e assim sucessivamente. Caso o exercício social acabasse antes da colheita, não respeitaria o período do crescimento das plantas, dificultando possíveis avaliações sobre o valor econômico dessa cultura.

O produtor rural necessita de ajuda profissional, desde a uma simples declaração de imposto de renda até a documentos sobre fluxo caixa, para que possa ser realizada uma escrituração contábil.

Impostos do agronegócio

ICMS – imposto sobre circulação de mercadorias e serviços
IRPJ ou IRPF – Imposto de renda de pessoa jurídica/ física
CSLL – contribuição sindical sobre lucro líquido
PIS – Programa de integração social
COFINS – Contribuição para o financiamento da seguridade social
Funrural – Fundo de assistência ao trabalhador rural

Todos esses tributos e impostos são obrigatórios, mas a contabilidade do agronegócio minimiza os impactos dos tributos sobre os lucros do seu empreendimento rural e o segredo para diminuir esta diferença nos lucros da sua empresa e no valor final dos tributos é ter um planejamento tributário para agro empreendedores.

Na prática, é utilizar serviços especializados de contabilidade para evitar incidência de tributos e impedir que o fato gerador de um determinado imposto possa acontecer.

Entre em contato com a BAZZA para deixar a contabilidade do seu negócio dentro da lei e de maneira mais lucrativa!